quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mais de 50% dos alunos do Ceará de universidades federais são classes C, D e E

O percentual de alunos de baixa renda é maior na região Norte (69%), seguida do Nordeste (52%) e menor no Sul (33%).
Por: Roberta Farias

Uma pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que será lançada nesta quarta-feira (3), aponta que 52% dos estudantes das universidades federais na região Nordeste são das classes C, D e E.

O percentual de alunos de baixa renda é maior nas instituições de ensino da região Norte (69%), seguida do Nordeste e menor no Sul (33%). O estudo foi aplicado com base em 22 mil alunos de cursos presenciais.

Para a associação, o resultado desmistifica a ideia de que a maioria dos estudantes das universidades federais provém de famílias ricas. O presidente da Andifes, João Luiz Martins, acredita que as políticas afirmativas e a expansão das vagas nas federais mudaram consideravelmente o perfil do estudante.

A instituição pesquisadora avalia ainda que, caso não houvesse as políticas afirmativas, o atendimento aos alunos de baixa renda nessas instituições teria diminuído no período.


*Com Agência Brasil

Fonte: Ceará Agora

0 comentários:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Nasci em Massapê/Ceará.Filha de uma família de 13 irmãos/ãs, sendo a caçula.Trabalhei na agricultura e na pesca artesanal do camarão. Fui alfabetizada aos 10 anos de idade e, encantei-me com a arte de aprender. Sou graduada em História e curso Direito; tenho um filho. Entrei no movimento sindical rural com 16 anos de idade. Em 1998 assumi a secretaria municipal de mulheres do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Massapê, ficando até início de 2002.Em 1999 filiei-me ao PT.Fui assessora parlamentar.Eleita conselheira tutelar; fui bolsista da Fundação Carlos Chagas – SP, para trabalhar com grupos de jovens.Estagiária do SOS Corpo - organização feminista de Recife-PE.Desde 2002 passei para a coordenação executiva do CEAT – Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador e à Trabalhadora, com sede em Sobral e atuação em 39 municípios do Ceará, que tem como principal foco a convivência com o semiárido, permanecendo até os dias atuais.Tenho orgulho de Coordenar, na região Norte do Ceará, um dos principais programas sociais–Programa Um Milhão de Cisternas–que viabiliza água potável para as famílias agricultoras que moram em comunidades rurais.