quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Coordenadora Executiva do CEAT – Betânia Andrade – participa de reunião com Secretarias de Educação de Massapê e Santana do Acaraú para discutir Projeto: Cisternas nas Escolas Rurais



      O Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador e à Trabalhadora – CEAT - organização que faz parte da ASA – Articulação no Semiárido Brasileiro está responsável, sob a coordenação de Betânia Andrade, pela execução, na região Norte, do mais novo projeto intitulado: Cisternas nas Escolas. 

O projeto está na fase de mobilização dos atores sociais que responderão pela sustentabilidade futura do projeto - prefeitura, comunidade escolar, comunidades nas proximidades da escola, organizações da sociedade civil, fóruns municipais da ASA, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, dentre outros. 

A seleção das escolas foi feita a partir de um levantamento de 2007 do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa traçou um mapa das escolas a partir de seu acesso à água. As escolas sem nenhum tipo de abastecimento serão as primeiras atendidas pelo projeto Cisternas nas Escolas.

Serão construídas, nessa fase do projeto, 25 cisternas com capacidade de armazenar 52 mil litros de água/cada, nos municípios de Massapê e Santana do Acaraú. 

            A coordenadora Executiva Betânia Andrade já realizou reuniões com as Secretarias de Educação dos municípios supracitados para firmar parcerias.



 Sr.João Neto (Coordenador Pedagógico), Sra. Maria Penha (Secretária de Educação de Massapê) e Betânia Andrade (Coordenadora  Executiva do CEAT).

1 comentários:

Unknown disse...

mulher forte e guerreira!
"Embora ninguém possa voltar atrás para fazer um novo começo,qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."

NEUTA SANTOS

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Nasci em Massapê/Ceará.Filha de uma família de 13 irmãos/ãs, sendo a caçula.Trabalhei na agricultura e na pesca artesanal do camarão. Fui alfabetizada aos 10 anos de idade e, encantei-me com a arte de aprender. Sou graduada em História e curso Direito; tenho um filho. Entrei no movimento sindical rural com 16 anos de idade. Em 1998 assumi a secretaria municipal de mulheres do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Massapê, ficando até início de 2002.Em 1999 filiei-me ao PT.Fui assessora parlamentar.Eleita conselheira tutelar; fui bolsista da Fundação Carlos Chagas – SP, para trabalhar com grupos de jovens.Estagiária do SOS Corpo - organização feminista de Recife-PE.Desde 2002 passei para a coordenação executiva do CEAT – Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador e à Trabalhadora, com sede em Sobral e atuação em 39 municípios do Ceará, que tem como principal foco a convivência com o semiárido, permanecendo até os dias atuais.Tenho orgulho de Coordenar, na região Norte do Ceará, um dos principais programas sociais–Programa Um Milhão de Cisternas–que viabiliza água potável para as famílias agricultoras que moram em comunidades rurais.